Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Otimismo com empresas puxou o mercado acionário nos EUA ontem

SÃO PAULO - As bolsas de valores americanas subiram ontem, recuperando-se parcialmente das fortes quedas na véspera, depois que a General Electric (GE) impulsionou o otimismo ao afirmar que pretende manter os dividendos, apesar da crise. O índice Dow Jones teve alta de 3,31%, a 8.419 pontos.

Valor Online |

O Standard & Poor´s 500 subiu 3,99%, a 848 pontos. O Nasdaq avançou 3,7%, a 1.449 pontos.

As ações das empresas da área financeira recuperaram grande parte das perdas de segunda-feira após o Federal Reserve (Fed) ampliar diversas medidas emergenciais para estabilizar o sistema bancário durante a crise de crédito.

A ação do banco central americano veio um dia após o chairman do Fed, Ben Bernanke, ressaltar que os formuladores de políticas estão determinados a estabilizar a economia e os mercados de crédito.

O índice de ações financeiras da S & P subiu quase 8%, com instituições como o Citigroup e o Bank of America saltando quase 12% ao final do pregão.

As ações da GE saltavam mais de 9%, registrando uma das maiores altas do índice Dow Jones.

Uma recuperação nas ações do setor de energia, com a Chevron avançando 2,7%, também dava suporte aos mercados, além da busca por ações consideradas seguras, como os papéis da companhia farmacêutica Merck, que tinham alta de 5,7%.

" As pessoas estão olhando para a GE e dizendo: ´a taxa de retorno dos dividendos está muito boa e eles estão mantendo as estimativas´ " , afirmou Cummins Catherwood, da Boenning & Scattergood.

Otimismo sobre um plano de resgate do governo dos EUA às montadoras de veículos do país impulsionava ações do setor. General Motors avançou mais de 6% e a Ford, 12,55%.

Os mercados europeus mostraram uma leve recuperação no pregão desta terça-feira depois de abrirem em baixa seguindo a tendência na Ásia.

Depois de abrir em queda, o índice Financial Times 100, de Londres registrava alta de 0,66% logo depois do almoço, tendo fechado com ganho de 1,41%.

O DAX de Frankfurt seguiu Londres alcançou valorização de 3,12% no dia. O CAC-40, de Paris, também fechou com alta de 2,35%. O índice de blue chips do continente encerou o dia com variação positiva de 1,89%. Também subiram as bolsas de Milão (1,82%) e Madri (3,81%).

(Valor Econômico, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG