A oposição já elabora propostas para modificar a medida provisória (MP) editada na segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que autoriza Banco Central a comprar carteiras de crédito de bancos pequenos em dificuldade. A idéia, segundo o vice-líder do DEM na Câmara, José Carlos Aleluia (BA), é incluir dispositivos que punam maus administradores das instituições que serão socorridas.

"Vamos analisar para ver se não é uma medida provisória apenas para o presidente Lula dar dinheiro a banqueiros. É importante criar medidas para punir os maus administradores", disse Aleluia. "Se houve má gestão, se houve especulação, não podemos deixar sem punição. Estamos trabalhando na linha de não passar dinheiro para banqueiro sem algum tipo de cobrança", continuou.

O vice-líder do DEM considerou que a crise financeira internacional é motivo que justifica a edição de medida provisória, ou seja, ela pode ser considerada urgente e relevante, como exige a Constituição. "A idéia de medida provisória é para isso", disse.

Aleluia criticou o presidente afirmando que ele "escondeu" a crise da população durante a eleição, dizendo que se tratava de uma "marola". Para Aleluia, o presidente devia ter tomado uma atitude antes das eleições.

Mais notícias

Para saber mais

Serviço 

Opinião

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.