Tamanho do texto

O sentimento contra o pacote proposto pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos para resgatar o sistema financeiro americano está encontrando eco rapidamente na internet, diz reportagem desta quinta-feira do jornal Wall Street Journal.

Acordo Ortográfico

Segundo o periódico, grupos da direita e da esquerda estão unidos na revolta e circulam uma convocação para uma passeata hoje em Wall Street, em Nova York, às 16h (17h em Brasília) para "apontar esses ladrões, enquanto eles saírem do trabalho".

"Não é surpreendente que esse seja provavelmente o maior incremento na atividade online, em protestos, que vimos durante a campanha para a eleições presidenciais", disse Andrew Rasiej, co-fundador do Fórum da Democracia, um espaço de conferência que faz a intersecção de sites de organizações e de temas políticos na internet. O site do fórum está acompanhando a atividade online contra o pacote.

Também há muito humor pesado na internet: o site www.buymysh**pile.com (algo como "compremeumontedemer**.com") convida os usuários a venderem "ativos ruins que vocês gostariam que o governo tirasse de vocês. Não é por quanto vocês gostariam de vender esses itens, é por quanto vocês acham que eles valem".

Além disso, um e-mail que satiriza as mensagens suspeitas enviadas por spam a partir da Nigéria, anos atrás, como parte de esquemas para extorquir dinheiro dos incautos, está em circulação crescente nos últimos dias em Washington. "Eu sou o Ministro do Tesouro da República da América. Se você me ajudar nessa transferência, isso será muito lucrativo para você", diz a paródia, assinada "Cordialmente, seu ministro do Tesouro Paulson", em referência ao secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson.

Ainda é preciso esperar para ver se o entusiasmo online se converterá em manifestações e ativismo nas ruas, algo que para Rasiej seria o "Santo Graal" dos organizadores do ativismo online. Mas do Texas à Califórnia, os protestos já convergem para qualquer coisa ligada ao pacote do governo federal e congressistas têm dito que seus suas caixas de correio eletrônico estão sendo bombardeadas com mensagens contra o plano de resgate do sistema financeiro.

"Não tenho certeza se veremos, em 48 horas, uma 'Revolução Laranja' nos EUA, mas, se a raiva e a frustração com o pacote não diminuírem rapidamente, veremos muito mais protestos físicos em breve", disse Rasiej, em referência à série de protestos e eventos políticos ocorridos na Ucrânia entre 2004 e 2005. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre o pacote de salvação de Bush 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.