Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Opep: preços altos e crise mundial pesam sobre a demanda de petróleo

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) revisou em leve baixa nesta terça-feira suas previsões sobre a demanda de petróleo no mundo em 2008, de 1,28% para 1,20%, devido à persistência dos preços elevados e à crise econômica mundial.

AFP |

Para 2009, o cartel espera um aumento da demanda de petróleo de apenas 1,03%, ou seja 900.000 barris por dia, a 87,71 milhões de barris por dia, em vez de um aumento de um milhão previsto anteriormente

"O crescimento da demanda de petróleo no mundo teve forte alta nos últimos 20 anos. No entanto, a nova estrutura dos novos preços e a desaceleração da economia mundial tem contribuído para reduzir a demanda em muitas regiões", continuou.

Estas estimativas estão sujeitas, no entanto, a algumas "incertezas", destacou a Opep, que reúne 12 países exportadores de petróleo.

Os preços altos do combustível, a complicada situação da economia americana e um inverno ameno podem reduzir a demanda de cru.

As cotações da commodity dobraram desde o ano passado, registrando recordes atrás de recordes e aproximando-se dos US$ 150 o barril, o que gerou protestos em vários países e setores da economia.

Nesta terça-feira, os preços do petróleo atingiram novo recorde histórico, com o dólar em seu nível mais baixo frente ao euro e as tensões sobre o fornecimento aumentando devido à greve em várias plataformas offshore no Brasil.

ssw-gg/lm

Leia tudo sobre: opeppetroleopetróleo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG