Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Opep estudará corte de 1 a 3 milhões de barris diários na produção (Irã)

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) examinarão na reunião extraordinária de 24 de outubro em Viena um corte de um a três milhões de barris diários em sua produção, declarou neste domingo o representante do Irã no cartel.

AFP |

"Parece que na reunião de 24 de outubro será discutida uma queda do limite de produção de um a três milhões de barris diários" em Viena, declarou Mohammad Ali Jatibi, citado pela agência Mehr.

O cartel produz atualmente 28,8 milhões de barris de petróleo diários.

"Nosso ministro manifestará nossa posição, mas o Irã quer um corte da produção e a estabilidade do mercado petroleiro", acrescentou Jatibi.

Frente à queda dos preços do cru, a Opep decidiu adiantar a realização de uma reunião extraordinária no dia 24 de outubro.

O preço do barril, que chegou a 147 dólares em julho, se manteve próximo dos 70 dólares na semana passada por causa da crise financeira mundial, que gera o temor de uma recessão econômica e de uma queda na demanda.

O ministro qatari da Energia, Abdallah Ben Hamad al-Atiya, declarou na sexta-feira que a Opep decidiria reduzir a produção em pelo menos um milhão de barris diários nessa reunião.

sgh/dm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG