Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Opep diz que respeitará consumidores na reunião sobre produção

Viena, 22 out (EFE).- O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Chakib Khelil, disse hoje que o volume do corte da produção do cartel, que deve ser acordado na reunião do grupo em Viena, terá que respeitar as necessidades dos países consumidores.

EFE |

Khelil, que também é ministro da Energia da Argélia, fez essas declarações após chegar na capital austríaca, onde na sexta-feira participará da reunião extraordinária da Opep sobre produção.

"Será uma reunião muito importante, como sabem. Acontece em meio à crise financeira que afetou muitos países", disse Khelil a um grupo de jornalistas que o aguardavam no hotel onde se hospedará em Viena.

"Penso que é um ponto muito importante a ser levado em conta, já que os países consumidores estão afetados (pela crise). Portanto um de nossos objetivos é não afetar mais essas nações", frisou.

"Acredito que a decisão tem que levar em conta os interesses dos consumidores, mas também deve considerar os interesses dos produtores, de modo a chegarmos a um preço justo" para o petróleo, disse o presidente da Opep.

O presidente da Opep evitou dar números sobre a quantidade de barris que a organização poderia decidir retirar do mercado na sexta-feira para conter os preços do petróleo, que caíram mais de 50% em três meses, desde os recordes históricos de quase US$ 150 alcançados em julho.

"A questão da redução deve ser discutida. Não darei agora números", disse Khelil, após advertir que os 13 países-membros da Opep não acordaram a dimensão da redução da cota oficial vigente, fixada em 28,8 milhões de barris diários, que exclui o bombeamento de Iraque e Indonésia.

Questionado sobre as possibilidades reais dos parceiros cartel de influir sobre a evolução dos preços, ele considerou necessário que os exportadores de petróleo de fora da Opep se unam a esses esforços. EFE Wr/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG