Tamanho do texto

A Opep fará uma reunião de urgência muito provavelmente no dia 29 de novembro, no Cairo, para discutir o preço do barril de petróleo, que caiu a 50 dólares, disse nesta quinta-feira à AFP uma fonte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

"Isso muito provavelmente será o que acontecerá", informou uma fonte da Opep à AFP, interrogada sobre rumores que indicam uma reunião de ministros no Cairo no dia 29 de novembro para estudar o nível de produção.

"Está no ar (...), haverá um anúncio em breve", acrescentou.

Os preços do petróleo registraram um leve aumento nesta quinta-feira, após terem chegado aos 50 dólares em Londres, menor nível do barril em três anos e meio, devido a uma queda da demanda provocada pela desaceleração econômica mundial.

Os contratos de petróleo a futuro perderam cerca de dois terços de seu valor em relação ao recorde alcançado pelo barril em julho (147 dólares), quando os temores de uma diminuição da oferta impulsionaram as cotações.

Nesta quinta-feira, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em dezembro caía a 50,60 dólares o barril, seu menor nível desde maio de 2005.

Em Nova York, o barril de West Texas Intermediate (WTI) para entrega em dezembro ganhava 48 centavos, negociado a 56,64 dólares. Mais cedo, chegou a cair até 54,67 dólares, seu menor nível desde janeiro de 2007.

A próxima reunião oficial da Opep está oficialmente marcada para o dia 17 de dezembro em Orã, na Argélia.

ded-rfj/ap

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.