coragem à UE para conceder ajuda milionária a países pobres - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

ONU pede coragem à UE para conceder ajuda milionária a países pobres

A FAO, o Banco Mundial e o PAM pediram nesta quarta-feira à União Européia (UE) que tenha coração e audácia para tomar a decisão histórica de conceder ajudas de um bilhão de euros aos países pobres afetados pela crise alimentar.

AFP |

"Esses um bilhão de euros colocariam a Europa em um papel de liderança para responder à crise alimentar mundial e enviariam uma mensagem poderosa, inclusive poética, aos camponeses mais pobres dizendo que é solidária a eles", declarou nesta quarta-feira em Bruxelas a diretora executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, Josette Sheeran.

"O que vocês planejam fazer é um ato extraordinário, histórico", prosseguiu Sheeran, em ocasião de uma reunião organizada no Europarlamento sobre a proposta feita em julho pela Comissão Européia para destinar um bilhão de euros do orçamento da PAC (Política Agrícola Comum) para ajudar os países em desenvolvimento e aumentar sua produção agrícola.

"Naturalmente, a PAC é para os agricultores europeus e entendo as discussões", comentou o diretor geral da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf.

Mas "sua ação é ambiciosa, sua ação é ética, e estou convencido de que, apesar de considerações administrativas e orçamentárias, a UE estará lá a tempo para ajudar os países em desenvolvimento", acrescentou.

A diretora geral do Banco Mundial (BM), Ngozi Okonjo-Iweala, prometeu que a utilização desses fundos será feita com "transparência, de maneira que possa ser facilmente vigiada e justificada".

Caso o Europarlamento aprove em outubro a concessão dos fundos, será necessária ainda a aprovação dos ministros do Orçamento dos 27 e uma provável conciliação em novembro entre os Estados-membros e a assembléia legislativa da UE.

abd-mar/dm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG