Tamanho do texto

A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou crescimento de 5,3% em julho deste ano, em relação ao mesmo mês de 2007, para 51.244 megawatts (MW) médios, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No período acumulado de 12 meses encerrado em julho, houve um aumento de 4% na carga. Em relação a junho deste ano, os valores preliminares do sistema interligado indicam uma variação negativa de 0,3%.

O boletim divulgado pelo ONS cita que o desempenho de julho foi influenciado pelo clima, com temperaturas mais elevadas para esta época do ano nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul. O ONS também nota que a produção industrial vem se mantendo no mesmo patamar dos últimos meses, devido à forte demanda interna, puxada pelo aumento de renda da população e pela expansão do crédito. O boletim destaca o índice elevado de utilização da capacidade instalada da indústria de transformação, em torno de 83%, e que as perspectivas para a economia continuam positivas.

Entre as regiões, a carga verificada no Sudeste em julho foi de 31.891 MW médios, alta de 6,3% ante julho de 2007, e variação negativa de 0,3% na comparação com o mês passado. No Sul, o volume foi de 8.517 MW médios, expansão de 4,9% na comparação entre os meses de julho, e queda de 0,6% ante junho de 2008. No Nordeste, a carga foi de 7.175 MW médios, apresentando um crescimento de 1,5% entre julho de 2008 e julho de 2007, e estabilidade sobre junho. No Norte, o volume verificado foi de 3.661 MW médios, avanço de 5,7% na comparação entre os meses de julho e variação negativa de 0,1% sobre o mês anterior.