O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 5,6% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2007, totalizando 52,630 mil megawatts (MW) médio, informou hoje o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a julho deste ano, a expansão foi de 2,3%.

Com o resultado, no período acumulado dos últimos 12 meses até agosto, o operador apurou aumento de 4,2% no consumo do sistema.

De acordo com o ONS, o crescimento do consumo segue sob influência da expansão industrial, tendo em vista que o nível atual de utilização da capacidade instalada da indústria de transformação é da ordem de 83%. Segundo o ONS, esse comportamento é puxado pela demanda interna, por conta do aumento de renda das famílias e da expansão de crédito.

A expectativa do ONS é que este cenário continue, já que os indicadores mais recentes continuam a sinalizar perspectivas positivas para a economia brasileira. Além do fator econômico, o ONS disse que o crescimento do consumo de energia também foi influenciado por temperaturas mais elevadas esta época do ano no Sul e no subsistema das regiões Sudeste e Centro-Oeste do País.

Regiões

Entre as regiões, o consumo de energia cresceu 6,7% no subsistema Sudeste e Centro-Oeste em agosto deste ano ante igual intervalo do ano passado, para 33,010 mil MW médios.

No Sul, a expansão no período foi de 3,3%, para 8,5 mil MW médios. No Nordeste, o operador apurou alta de 4% no consumo, para 7,384 mil MW médios e, no Norte, o crescimento foi de 5,1%, para 3,736 mil MW médios.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.