Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

ONS: carga de energia cai 2,7% em janeiro no País

A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 2,7% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Trata-se da segunda queda seguida - em dezembro, foi de 3,1% - e , em seu Boletim Mensal da Carga, o ONS aponta a crise financeira como responsável pelo mau desempenho.

Agência Estado |

Em janeiro a carga de energia do SIN (que inclui o consumo mais perdas no sistema) foi de 49.896 megawatts (MW) médios, valor abaixo do registrado em 2007. Com relação a dezembro, porém, houve pequena alta, de 1%, já esperada pelo operador por conta do aumento da temperatura.

O ONS não detalha o desempenho por classe de consumidor, mas diz que a indústria tem tido papel relevante na retração da demanda por energia. "As paralisações temporárias e a antecipação de férias coletivas são os sintomas mais imediatos (da crise). Cabe destacar a maior intensidade de redução da carga em relação ao ano anterior nas regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, que juntas representam cerca de 73% do consumo industrial total do Sistema Interligado Nacional", diz o texto do Boletim.

No Sudeste/Centro-Oeste, a redução da carga foi de 3,3%. No sul, chegou a 3,9%. No Nordeste, a queda foi de 1,8%. O único sistema que apresentou alta foi o Norte, com 2,9%, por conta da manutenção das atividades de consumidores eletrointensivos.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG