Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

OMT celebra aumento do turismo, mas prevê estagnação para 2009

Redação Central, 27 jan (EFE).- A Organização Mundial de Turismo (OMT) fechou 2008 com 924 milhões de pessoas, 16 milhões ou 2% a mais em relação a 2007, mas este crescimento será afetado este ano pela crise.

EFE |

Como tudo aponta que o complicado cenário econômico permanecerá o mesmo ao longo de 2009, a OMT prevê estagnação durante o atual exercício e até uma ligeira queda de entre 1 e 2%.

Hoje, o organismo apresentou em Madri o balanço de 2008 e as primeiras previsões para este ano.

Segundo a OMT, a Europa e as Américas serão as regiões mais afetadas em termos de resultados gerais do turismo, já que a maior parte das nações destes continentes já estão em recessão ou às portas dela.

De fato, o Velho Continente foi a única área que sofreu estagnação em todo o conjunto de 2008, após queda de 3% no segundo semestre.

O enfraquecimento do crescimento do turismo internacional ocorre após quatro anos de resultados "sem precedentes", com um aumento médio de 7% ao ano - muito acima da tendência de 4% em longo prazo fixada pela OMT.

Em 2008, o crescimento geral de 2% se deveu ao aumento de 5% do número de turistas registrado no primeiro semestre do ano, o que compensou o 1% no segundo semestre.

As regiões com melhores resultados em 2008 foram o Oriente Médio, com um aumento de 11%, e África e as Américas, com 4%. Apesar da desaceleração geral, países como Egito e Turquia receberam mais pessoas.

No caso das Américas, o crescimento foi motivado pelas viagens aos Estados Unidos, a partir de agosto, e aos bons índices registrados na maioria das nações das partes Central e Sul, disse a OMT. EFE kot/dp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG