Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

OMC: UE também quer oferta mais ambiciosa dos EUA

Os países industrializados e emergentes não conseguiram chegar hoje a um denominador comum sobre o comércio internacional. O Brasil recusou a proposta de corte de subsídios feita pelos Estados Unidos, um dia depois de a oferta de redução tarifária da União Européia também não ter sido aceita.

Agência Estado |

A União Européia saudou a iniciativa norte-americana, mas ponderou que ainda há espaço para uma oferta mais ambiciosa até o final da semana.

"Trata-se de uma proposta razoável neste estágio das negociações", afirmou Peter Power, porta-voz europeu. "Não é o máximo que os Estados Unidos podem fazer, mas presumimos que isso depende do restante das negociações e do alcance de um equilíbrio em outros setores", acrescentou. Os Estados Unidos ofereceram reduzir seus subsídios agrícolas anuais para US$ 15 bilhões, em um esforço para destravar as negociações da Rodada Doha de comércio multilateral. O país já havia oferecido um corte a US$ 17 bilhões. Ontem a União Européia ofereceu ampliar a proposta de corte de tarifa agrícola de 54% para 60%.

Os emergentes têm demonstrado uma profunda frustração com as ofertas apresentadas por Estados Unidos e União Européia para abertura de seus mercados. Mas hoje, a represente de comércio dos EUA, Susan Schwab, disse que a maior economia do mundo estava pronta para cortar seus subsídios "em troca de um resultado ambicioso em termos de acesso ao mercado".

Schwab condicionou a oferta à melhora do acesso aos mercados emergentes para produtos industriais e à garantia de que os subsídios agrícolas americanos não voltariam a ser questionados na Organização Mundial do Comércio (OMC). "Essas reduções não são oferecidas de forma isolada e precisam ser acompanhadas por significativas aberturas de mercado tanto para bens agrícolas como industriais", afirmou à imprensa. Com informações da Dow Jones.

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG