Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

OMC: UE e América Latina finalizam acordo sobre banana

Negociadores da União Européia (UE) e da América Latina estavam na tarde deste domingo na Organização Mundial do Comércio (OMC) finalizando um acordo para acabar com quase três décadas de conflito sobre a banana, informou uma fonte envolvida nas discussões.

AFP |

"As duas partes estão finalizando o acordo. Se elas assinarem, será um acordo histórico, que acabará com um conflito de 25 anos", disse a fonte.

Os países do bloco África-Caribe-Pacífico (ACP), cujas bananas são isentas de taxas alfandegárias para entrar na UE, contestam este acordo, que tornaria sua produção menos competitiva em relação à da América Latina.

Na noite de sábado, europeus e latino-americanos concordaram em reduzir a taxa alfandegária imposta às bananas da América Latina a 114 euros por tonelada, contra 176 atualmente, de acordo com um texto do qual a AFP obteve uma cópia.

Este número é um pouco mais baixo que os 116 euros sugeridos há duas semanas pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy.

Entretanto, esta redução só deve vigorar a partir de 2016. O acordo também prevê que os latino-americanos suspendam todos os processos iniciados contra a UE na OMC sobre a banana.

Um diplomata da ACP qualificou de inaceitável o projeto de acordo. "Isso deve mudar, não está certo", declarou.

Os países da ACP não podem impedir a conclusão do acordo, mas poderiam bloquear as discussões em andamento na OMC sobre a liberalização do comércio mundial.

O acordo seria assinado pela UE e por 11 países da América Latina, entre eles o Brasil.

bar/yw

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG