Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

OMC: mesmo com Natal, vendas de fim de ano vão cair

O comércio mundial deve sofrer uma retração real nos últimos três meses do ano, mesmo com as vendas de Natal. A Organização Mundial do Comércio (OMC) está revendo seus números de expansão do comércio para 2008 e 2009, diante do colapso dos mercados financeiros globais.

Agência Estado |

Porém, seus economistas já prevêem que não haverá apenas uma estagnação na expansão das trocas comerciais, mas sim uma redução real dos volumes exportados.

"Estamos vivendo uma miniparalisia", afirmou Michael Finger, um dos economistas responsáveis pela elaboração das novas previsões. Na entidade, não é segredo para ninguém que exportadores de matérias-primas (commodities), como o Brasil, deverão ver uma queda na demanda no mercado internacional.

Finger confirma que a taxa de crescimento esperada para 2008 na OMC era de 4,5%, taxa bem mais baixa que a média dos últimos dez anos. Hoje, ninguém nega que o crescimento será bem menor e que a expansão do comércio em 2009 também deve ser duramente afetada. "Nos Estados Unidos, estamos vendo uma retração das importações de setores importantes, como automotivos", alertou o economista.

"Primeiro, as pessoas vão consumir o que tem em seus estoques. Depois é que vão pensar em importar, se é que terão para onde vender", alertou.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG