Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

OIC: 32 países ratificam acordo internacional de café

São Paulo, 2 - O Conselho Internacional do Café, no âmbito da Organização Internacional do Café (OIC), vai se reunir no período de 22 a 26 de setembro, em Londres. Entre outros assuntos, serão estabelecidos procedimentos para a adesão de países que não puderam assinar o Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007 até o fim do prazo, que venceu em 31 de agosto de 2008, informa a OIC em seu site.

Agência Estado |

O diretor-executivo da OIC, Néstor Osorio, anunciou que 32 governos assinaram o AIC de 2007 dentro do prazo. Entre os países exportadores estão: Angola, Brasil, Camarões, Colômbia, Costa Rica, Costa do Marfim, Cuba, El Salvador, Etiópia, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné, Honduras, Iêmen, Índia, Indonésia, Libéria, Malauí, Nigéria, Panamá, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, Tanzânia, Timor-Leste, Togo e Vietnã.

Assinaram, ainda, países importadores da Comunidade Européia, Estados Unidos, Suíça e Turquia. Segundo a OIC, quatro novos membros assinaram o acordo: três países produtores (Iêmen, Libéria e Timor-Leste, com produções médias anuais, respectivamente, de 250 mil, 10 mil e 200 mil sacas de 60 kg), e um país consumidor de café (Turquia, com um consumo médio anual de 450 mil sacas de 60 kg).

Além disso, dois membros exportadores (Quênia e Vietnã), que detêm 13,90% dos votos dos membros exportadores, e dois membros importadores (Comunidade Européia, com 27 Estados-Membros, e Estados Unidos), que detêm 89,80% dos votos dos membros importadores ratificaram, aceitaram ou aprovaram o AIC de 2007, completando todas as formalidades necessárias para participação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG