Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Obama quer economia energética em pacote de estímulo

Por Tom Doggett e Ayesha Rascoe WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, disse na quarta-feira que o seu futuro pacote de estímulo econômico incluirá investimentos destinados a economizar bilhões de dólares em energia e a criar empregos rapidamente.

Reuters |

Em sua primeira entrevista coletiva do ano, Obama disse que "muito do investimento" do pacote de estímulo será em energia, saúde e educação, "coisas que precisamos fazer de qualquer forma".

Ele deu poucos detalhes, mas prometeu reformar todos os edifícios federais para que gastem menos energia.

"Se fizermos isso eficazmente, no longo prazo vamos economizar bilhões de dólares em custos energéticos para o governo federal e os contribuintes", disse Obama.

O futuro presidente, que toma posse no dia 20, prometeu investir 150 bilhões de dólares em dez anos para desenvolver fontes alternativas de energia, que segundo ele criariam 5 milhões de empregos "verdes".

As senadoras Dianne Feinstein (democrata) e Olympia Snowe (republicana) pediram nesta semana à equipe de transição que inclua investimentos em eficiência energética no pacote de estímulo econômico.

Elas propuseram verbas adicionais para ajudar idosos e famílias pobres a realizarem obras para economizar energia em suas casas. Obama disse que pretende adaptar 1 milhão de residências anualmente.

Especialistas dizem que obras com fins de economia energética em prédios públicos e casas particulares devolveriam o emprego a centenas de milhares de pequenos empreiteiros afetados pela crise no setor imobiliário.

(Reportagem de Tom Doggett e Ayesha Rascoe)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG