Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Obama promete respeito a obrigações internacionais

Os Estados Unidos vão respeitar suas obrigações internacionais na aplicação do gigantesco plano de retomada econômica de 787 bilhões de dólares promulgado nesta terça-feira, anunciou o presidente Barack Obama, em entrevista concedida à rede pública canadense CBC.

AFP |

"Vamos respeitar nossos compromissos na Organização Mundial do Comércio e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte como sempre fizemos", declarou.

Ouvido sobre a cláusula protecionista "Buy America" do plano, Obama afirmou que seu governo está determinado a fazer de modo que, mesmo reforçando a economia americana, as medidas que daí vão surgir, com o tempo, também reforçarão a capacidade de nossos parceiros comerciais, como o Canadá".

A cláusula, criticada pela comunidade internacional, foi atenuada na versão final do plano, estipulando que estará em conformidade com as leis e tratados comerciais existentes, isto é, com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Num primeiro tempo, a Câmara de Representantes examinou a possibilidade de proibir toda a compra de aço, de ferro e de produtos manufaturados estrangeiros para projetos financiados pelo plano de estímulo econômico.

jl/sab/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG