Moscou, 24 out (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, e o russo, Dmitri Medvedev, conversaram hoje por telefone e aprovaram os resultados das negociações com o Irã sobre seu polêmico programa nuclear, realizadas em Viena.

"Obama destacou o papel fundamental da Rússia para a consecução do resultado positivo das consultas", informou o Kremlin em comunicado.

Medvedev, por sua vez, "ressaltou a importância da disposição dos EUA em apoiar com garantias por escrito o esquema proposto por Moscou e Washington ao Irã a fim de trocar seu urânio pelo combustível que necessita para seu reator de pesquisa".

A conversa entre ambos acontece no dia seguinte de os EUA terem se mostrado dispostos a esperar a resposta do Irã, como solicitou Teerã, sobre a proposta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para que sejam processados no exterior 80% de seu urânio enriquecido.

A AIEA tinha fixado como prazo até a sexta-feira para que o Irã respondesse a proposta de seu diretor-geral, Mohamed ElBaradei, que inclui um plano para enriquecer com fins pacíficos grande parte do urânio iraniano no exterior, sobretudo na Rússia, mas também na França.

O Irã anunciou que está estudando "em profundidade" e "com um olhar propício" a proposta, mas que precisará de até meados da próxima semana para responder, enquanto EUA, Rússia e França já deram sinal verde ao projeto. EFE se/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.