Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Obama e McCain pedem aumento do seguro sobre depósitos

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain, disseram que o seguro federal de depósitvos para as famílias e as pequenas empresas americanas deve aumentar, numa tentativa de convencer mais legisladores a apoiar o plano de resgate do sistema financeiro.

AFP |

Obama disse que discutirá a idéia com os líderes do Congresso nesta terça-feira, um dia depois que a Câmara dos Representantes rejeitou em uma dramática sessão o plano de US$ 700 bilhões para superar a crise do setor financeiro, apresentado pelo secretário do Tesouro, Henry paulson.

O senador por Illinois sugeriu aumentar de 100.000 a 250.000 dólares este seguro de depósitos federal para as famílias e pequenas empresas em bancos americanos.

Obama disse que esta medida estimularia os pequenos empreendimentos, tornaria mais seguro o sistema bancário e restauraria a confiança pública no sistema financeiro.

"Embora eu, assim como muitos americanos, esteja indignado com a irresponsabilidade em Wall Street, que gerou esta crise, também sei que se continuarmos inativos diante da crescente tempestade em nossos mercados financeiros, isso será catastrófico para nossa economia e nossas famílias", acrescentou o candidato democrata à presidência.

McCain também propôs aumentar o seguro federal sobre os depósitos.

"Falei com o presidente esta manhã e recomendei a ele que aumente de 100.000 para 250.000 dólares o seguro sobre depósitos", disse o senador por Arizona à Fox News.

"Também recomendei o uso do fundo de estabilidade cambiária do qual dispõe o Tesouro --250 bilhões de dólares- para ajudar estas instituições.

"O Tesouro também tem à sua disposição cerca de um trilhão de dólares que pode começar a usar sem autorização do Congresso e comprar algumas destas terríveis hipotecas e ajudar a estabilizar a situação", acrescentou.

col/mac/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG