Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Obama diz que pacote econômico pode criar até 4 milhões de empregos

Washington - Após os números desanimadores sobre o desemprego divulgados nesta sexta-feira, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que o plano de estímulo econômico que preparou pode criar ou salvar até quatro milhões de empregos, muito mais do que se esperava até agora.

EFE |


Obama, que tomará posse em 20 de janeiro, trabalha com sua equipe e com o Congresso nos detalhes do chamado Plano de Recuperação e Reinvestimento Americano, um ambicioso pacote que deve consumir aproximadamente US$ 775 bilhões em dois anos.

Inicialmente, o plano de investimentos, considerado o mais ambicioso desde a Grande Depressão dos anos 30, criaria ou ajudaria na manutenção de 2,5 milhões de empregos, número posteriormente revisado para três milhões.

Hoje, porém, o presidente eleito anunciou os resultados de um relatório detalhado que sobre os efeitos que o pacote teria sobre o emprego. Em seu programa de rádio dos sábados, Obama disse que se entre três milhões e quatro milhões de postos de trabalho podem ser salvos ou criados pela iniciativa, mais do que o previsto nas estimativas iniciais.

"Destes empregos, 90% serão criados no setor privado, e os 10% restantes são principalmente empregos públicos que salvaremos, como os professores, policiais, bombeiros e outros que fornecerão serviços vitais em nossas comunidades", disse o presidente eleito.

Obama fez este anúncio um dia depois de ter sido anunciado que a economia americana perdeu 2,6 milhões de empregos em 2008, o maior número desde 1945, e que a taxa de desemprego nos EUA subiu em dezembro para 7,2%.

A esse dado estatístico se somam "outros 3,4 milhões de americanos que querem e precisam de empregos em tempo integral, mas que tiveram que se contentar com empregos em tempo parcial", disse.

"Estes números são uma lembrança desoladora de que não podemos simplesmente continuar no mesmo rumo", disse Obama, após manifestar sua confiança no plano de estímulo que seu Governo lançará e que permitirá criar empregos em "uma variedade ampla de indústrias".

Especificamente, o presidente eleito disse que quase 500 mil empregos serão criados com investimentos em energia limpa. Já a modernização das áreas de saúde e educação garantirão outras "centenas de milhares de empregos", enquanto o emprego de recursos em infra-estruturas gerará mais 400 mil vagas.

Leia também:

Leia mais sobre: Obama

Leia tudo sobre: barack obamapacote

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG