SÃO PAULO - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou hoje a escolha de Mary Schapiro para liderar e revitalizar a Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA). Ela vai substituir Christopher Cox, que tem sofrido críticas por conta da falta de regulação do mercado de capitais norte-americano e também do recente escândalo dos fundos da empresa de investimentos do ex-presidente do conselho da Nasdaq Bernard Madoff.

Atualmente, Mary Schapiro é executiva-chefe da Financial Industry Regulatory Authority, a maior agência reguladora não-governamental da indústria financeira norte-americana. Ela possui longa carreira em funções regulatórias, inclusive como comissária da SEC.

Obama nomeou também o novo chefe da Commodities Futures Trading Commission (CFTC), que é o órgão regulador dos mercados de contratos e futuros e de commodities dos Estados Unidos. O escolhido foi Gary Gensler, que é ex-subsecretário do Departamento do Tesouro.

"Minha prioridade é criar uma estrutura regulatória que impeça futuros problemas no sistema financeiro", disse Obama, ao apresentar os novos indicados.

Também hoje, o presidente-eleito apontou Dan Tarullo para ocupar uma vaga que estava aberta no conselho do Federal Reserve (Fed). Tarullo, que integrou a campanha de Obama, foi um dos principais conselheiros econômicos do ex-presidente Bill Clinton.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.