Tamanho do texto

SÃO PAULO - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou hoje a indicação da sua adversária nas primárias do partido Democrata, a senadora Hillary Clinton, como secretária de Estado. Depois de indicar quem serão os seus principais assessores econômicos na semana passada, Obama anunciou hoje sua equipe de segurança nacional.

Como já era esperado, o presidente eleito anunciou que Robert Gates será mantido como seu secretário da Defesa. O general da Marinha aposentado James Jones será seu conselheiro de segurança nacional.

Obama anunciou ainda Susan Rice como embaixadora americana nas Nações Unidas e a governadora do Arizona, Janet Napolitano, como secretária de Segurança Doméstica. Eric Holder será o secretário de Justiça.

O Wall Street Journal (WSJ) destacou que, com essas nomeações, Obama terá escolhido mais de um terço de seu gabinete seis semanas antes de tomar posse como o 44º presidente dos Estados Unidos. Na semana passada, ele nomeou o presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, Timothy Geithner, para secretário do Tesouro e Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro dos EUA, para diretor do Conselho Econômico Nacional.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.