Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Obama anuncia medidas para reduzir poluição e amanhã vai ao congresso

SÃO PAULO - Após se concentrar em política externa na primeira semana do seu governo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje medidas ligadas à eficiência energética e à redução de emissões de poluentes. Contrariando uma decisão de seu antecessor, George W.

Valor Online |

Bush, Obama pediu que a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) permita que a Califórnia e outros 13 estados tenham legislações mais rígidas que a federal em relação à emissão de gases de efeito estufa por carros e veículos utilitários.

"O governo federal tem que trabalhar em conjunto com, e não contra, os estados para reduzir a emissão de gases de efeito estufa", afirmou Obama, acrescentando que os EUA precisam diminuir sua dependência em relação ao petróleo, o que ele considera uma das maiores ameças ao país.

O presidente norte-americano pediu também ao Departamento de Transporte que definas as regras que obriguem uma melhora de 40% no nível de consumo de combustíveis por carros e pequenos caminhões que forem produzidos nos EUA a partir de 2020.

Na agenda de Obama para amanhã está previsto um encontro com parlamentares do partido Democrata e Republicano no congresso dos EUA com o objetivo de tentar acelerar a tramitação do pacote de estímulo econômico que o governo quer implementar. O plano tem sofrido resistência de republicanos, que querem menos gastos diretos do governo e mais cortes de impostos.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG