Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Obama anuncia hispânico para chefiar departamento de Comércio

O presidente eleito Barack Obama anunciou ontem o primeiro integrante hispânico de seu gabinete - o governador do Novo México, Bill Richardson, indicado para secretário de Comércio. A indicação foi encarada como um prêmio de consolação.

Agência Estado |

Richardson estava cotado para o cargo de secretário de Estado e era o mais qualificado para a posição.

Aos 61 anos, ele está em seu segundo mandato como governador do Novo México, foi embaixador na ONU, secretário de Energia e deputado por oito mandatos. Richardson já esteve à frente de negociações com a Coréia do Norte e com o Iraque.

A comunidade hispânica estava descontente com Obama, porque os latinos foram determinantes para a vitória do candidato, mas nenhum havia sido incluído no governo. Obama teve o cuidado de fazer uma coletiva dedicada exclusivamente ao anúncio e negou que o cargo seja um prêmio de consolação. "Secretário de Comércio é um ótimo cargo", disse, respondendo a uma pergunta de um repórter hispânico, embora o cargo seja bem menos prestigiado do que a posição de secretário de Estado.

"Como secretário de Comércio, Richardson será um membro-chave da equipe econômica e ele foi escolhido porque é o mais qualificado para este cargo", disse Obama.

Ele afirmou ainda que Richardson será um "diplomata econômico, que vai ajudar a abrir mercados para produtos americanos e criar empregos ecológicos".

O governador do Novo México é o segundo rival admitido no time de Obama - ele, como Hillary Clinton, disputou a indicação do Partido Democrata com Obama. Mas Richardson rompeu uma longa amizade com os Clinton durante as primárias e apoiou Obama em março, no calor da disputa, o que lhe rendeu apelido de "Judas Iscariotes".

Depois de discursar em inglês, Richardson dedicou algumas frases em espanhol para os eleitores hispânicos. "Esta eleição demonstrou que nossa comunidade está forte e unida, e que sim, nós podemos", ele disse. O governador também falou em reforçar os laços com a América Latina

Obama quis ressaltar a diversidade de seu gabinete, mas disse que a competência era o principal critério na escolha de sua equipe. "Esse vai ser um dos gabinetes e equipes da Casa Branca mais diversos de todos os tempos", disse Obama. "Eu acredito firmemente que não existe contradição entre diversidade e excelência."

Outro hispânico que pode ser indicado para fazer parte do governo é o deputado Xavier Becerra, democrata da Califórnia, cotado para ser o próximo representante de Comércio dos EUA. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG