Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

O que está tocando hoje no seu perfil do Orkut

O que está tocando hoje no seu perfil do Orkut Por Filipe Serrano e Bruno Galo São Paulo, 20 (AE) - Está mais fácil compartilhar seu gosto musical na internet. Seja em blogs ou em perfis de redes sociais como o Orkut, é possível adicionar pequenos aplicativos que inserem na página um tocador de música digital, lista de bandas ouvidas recentemente ou mesmo pequenas resenhas de discos que você conhece.

Agência Estado |

A maior parte dos aplicativos é criada por sites focados em música. Com isso, você consegue adicionar outras funções musicais no seu perfil além das ferramentas que a própria rede social oferece. Sites populares para pessoas que gostam de música, como por exemplo o Last.fm e o Blip.fm, já permitem que você leve os serviços deles para o Orkut, Facebook ou até para o seu blog.

O legal é que você consegue mostrar aos seus amigos do Orkut, por exemplo, a lista de músicas registrada no perfil do Last.fm - uma rede social que faz um histórico de todas as músicas tocadas no computador ou no toca-MP3 a partir de um plug-in instalado no PC. Seus amigos, além de ver as músicas que você tem escutado, podem descobrir novas bandas a partir do seu gosto musical.

É exatamente isso que a publicitária Lalai, de 35 anos, faz. Seja no seu perfil no MySpace ou no seu blog (http://lalai.net/) um aplicativo da Last.fm mostra as últimas músicas ouvidas por ela, que também organiza festas em São Paulo. "O bom é conhecer músicas novas, compartilhar as coisas de que eu gosto com os amigos e também encontrar pessoas que tenham afinidades musicais para trocar", explica a publicitária, que atualmente se diz "viciada" no Blip.fm.

Lalai diz que "respira música" e costuma afirmar que uma trilha sonora é imprescindível para o dia-a-dia. Com os aplicativos em seus sites, ela troca sua experiência musical pela internet. "É muito bacana quando você apresenta uma banda nova a alguém", diz.

Além de compartilhar o gosto pela música, os aplicativos servem para descobrir pessoas com o mesmo interesse musical, ainda que seus amigos próximos não gostem exatamente das mesmas bandas que você.

Para Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia da Informática (NPPI) da PUC-SP, esse tipo de comportamento é uma versão virtual potencializada de algo que já acontecia, por exemplo, quando alguém mostrava um CD novo aos amigos na escola ou dedicava uma música para um conhecido próximo pela rádio. Claro que isso acontece, mas na internet as músicas são mostradas até mesmo para pessoas fora de seu círculo social.

"É uma necessidade de comunicação e de partilhar interesses do ser humano. Mas hoje o alcance é muito maior porque é possível divulgar seu gosto para inúmeras pessoas na internet", diz Farah.

Os aplicativos de redes sociais ou de blogs também são muito úteis para bandas iniciantes. Elas podem colocar suas músicas no Blip, por exemplo, para saber qual a reação das pessoas ao ouvi-las. Já nos aplicativos, como o Last.fm, é possível acompanhar dentro das redes sociais se as pessoas têm escutado as músicas com freqüência.

Adicionar os aplicativos é mais fácil em perfis no Orkut, no MySpace ou no Facebook do que em blogs. Nos blogs você precisa copiar códigos HTML, mas é fácil.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG