Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

O homem já consumia leite há 9.000 anos (estudo)

Os homens consumiam leite 7.000 anos antes de nossa era, ou seja, em uma época bem mais remota -dois milênios- do que pensávamos até agora, informou uma equipe internacional num estudo que será publicado na edição desta quinta-feira no site da revista britânica Nature.

AFP |

Os pesquisadores, que examinaram mais de 2.200 cerâmicas do Oriente Médio e dos Bálcãs, concluíram que há mais de 6.500 antes de nossa era, o leite era tratado e conservado nessas regiões.

Bovinos, ovelhas e cabras eram criados desde o 8º milênio antes de nossa era, principalmente por sua lã e sua carne. Mas é a primeira vez que encontramos a prova de que o leite desses animais era consumido em uma data anterior ao 5º milênio antes de Jesus Cristo.

As provas mais antigas do consumo de leite haviam sido encontradas até agora na Inglaterra (início do 4º milênio antes de nossa era) e na Romênia (5.000 anos antes de Jesus Cristo).

Os novos resíduos orgânicos provenientes do leite descobertos em cerâmicas examinadas pela equipe dirigida por Richard Evershed, da Universidade de Bristol (Grã-Bretanha), mostraram que a criação de gado era mais comum nas regiões onde havia principalmente bovinos.

As cerâmicas estudadas vieram principalmente do noroeste da Anatólia, da Europa do sudeste (Grécia) e da Ucrânia.

gcv/lm/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG