Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

NY: Google cai e pesa sobre o Nasdaq, com possível saída da China

Os ADRs da companhia de Internet chinesa Baidu subiam 5,6% às 13h40 (de Brasília), em meio aos sinais cada vez maiores de que o Google vai fechar seu site de busca em chinês. Os papéis do Google caíam 3,5% e puxavam o Nasdaq para baixo, que no mesmo horário recuava 0,71%.

Agência Estado |

A Baidu, que lidera o mercado de busca na internet na China, tem crescido rapidamente nos últimos anos, mas o Google e outros sites de busca começam a aumentar sua participação no país. De acordo com a Analysys International, uma empresa de pesquisa sediada em Pequim, a Baidu tinha cerca de 58% da receita com busca da China, ante 36% do Google. Mas, se o Google realmente sair do mercado chinês, a Baidu pode tornar-se um monopólio, segundo o analista Stephen Ju, da RBC Capital Markets.

"A razão disso é que a Baidu vai provavelmente capturar a maior parte dos orçamentos de publicidade que estão comprometidos com o Google agora", disse Ju, acrescentando que a maior parte dos analistas que cobrem a ação da Baidu espera que o Google deixe a China.

No sábado, uma fonte próxima do assunto disse ao Wall Street Journal que o Google deverá tomar uma decisão dentro de semanas; sua saída representa a retirada de um grande player estrangeiro do mercado de internet que mais cresce no mundo.

Separadamente, as autoridades chinesas disseram aos sites de mídia locais que o site do Google deverá ser fechado e que, se isso ocorrer, os sites de notícia deverão divulgar apenas informes oficiais sobre o assunto, em vez de publicarem suas próprias reportagens, de acordo com uma fonte próxima da decisão do governo.

O Google lançou seu site de busca Google.cn em 2006, concordando em censurar alguns dos seus resultados. Em janeiro, a companhia disse que estava "revendo a viabilidade" de suas operações no país e que poderia deixar inteiramente a China, ao anunciar que foi vítima de grandes ataques que acredita terem sido originados lá.

Enquanto isso, a Baidu tem sido agressiva em desenvolver um novo sistema de anúncio chamado Phoenix Nest. No mês passado, a empresa informou que seu lucro aumentou 48% no quarto trimestre, superando as estimativas de Wall Street. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG