Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Novo leilão de PEP de vinho não tem interessados

Porto Alegre, 26 - Após uma operação com pequeno interesse na semana passada, novo leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de vinho realizado hoje não teve demanda. O objetivo era incentivar a retirada de vinho do Rio Grande do Sul, reduzindo o elevado estoque, e seu escoamento para qualquer localidade, exceto Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Agência Estado |

As regras do edital são apontadas pelas cooperativas como o principal obstáculo à participação no leilão. O leilão oferecia prêmio para 27,5 milhões de litros de vinho.

O edital diz que deve ser observada a ordem cronológica de venda das uvas para o beneficiamento da indústria antes do leilão, mas os produtores negociaram a colheita na entrada da safra, no começo do ano. "O produtor já emitiu a nota fiscal", observa o diretor da Corretora Mercado, Juliano Ferronato.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oferecia prêmio de R$ 0,58 por litro de vinho produzido com uvas comuns e R$ 1,19 por litro de vinho vinífera. A demanda continua acentuada por escoamento do produto, conta Ferronato, mas as cooperativas não conseguem atender à exigência cronológica do edital. Amanhã deve ser feita uma reunião da Conab com o setor produtivo para avaliar possíveis mudanças no edital, mas dificilmente haveria tempo para introduzir alterações ainda este ano.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG