Nove países da União Européia (UE) entre os mais opostos às propostas do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Pascal Lamy, se reuniram na noite desta segunda-feira em Genebra para tentar estabelecer uma posição comum, informou uma fonte diplomática italiana.

A reunião está acontecendo na missão italiana da OMC em Genebra, e conta com a presença dos negociadores da Itália, da França, da Irlanda, da Polônia, da Hungria, da Grécia, de Portugal, da Lituânia e de Chipre.

O porta-voz do ministro delegado ao Comércio italiano Adolfo Urso disse que estes países se batizaram o "clube dos voluntários", e que a reunião da noite desta segunda-feira é "uma reunião política antes da reunião do conselho (dos ministrso europeus do Comércio) de amanhã (terça-feira).

Segundo uma fonte italiana, "muitas nuvens pairam sobre as negociações, principalmente sobre a questão do acesso aos mercados dos países emergentes como a China, a Índia e o Brasil".

A proposta apresentada por Lamy foi considerada pelo 'clube dos voluntários' "muito desequilibrada, com uma Europa que dá muito, talvez até demais, e que obtém pouco".

bur/yw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.