Nova York, 11 jul (EFE).- A esperada nova geração do iPhone, o telefone celular mais famoso da história, chegou hoje às lojas de 21 países, a um custo de US$ 199 em sua versão de 8 Gbytes, a metade do preço do seu antecessor.

O aparelho, que pesa pouco menos que sua versão anterior, também será vendido em uma versão de 16 Gbytes que custará US$ 299.

Milhares de pessoas passaram dias em filas nos centros da Apple onde, a partir de hoje, será possível comprar o novo telefone, com tecnologia 3G (que duplica a velocidade de navegação na internet) e GPS incorporado.

O iPhone 3G reproduz músicas de maneira similar ao iPod e tem uma câmera fotográfica de 2.0 megapixels.

Além disso, possui tela widescreen de 3,5 polegadas (diagonal) com tecnologia Multi-Touch, com 480 por 320 pixels de resolução a 163 ppi e suporte para visualização de vários idiomas e caracteres simultaneamente.

O reprodutor de música do aparelho suporta os formatos AAC, Protected AAC, MP3, MP3 VBR, Audible (formatos 1, 2 e 3), Apple Lossless, AIFF, e WAV.

Em seu site em português, a Apple informa que o aparelho vem acompanhado de fone de ouvido estéreo com microfone integrado, cabo com conector dock para USB, adaptador de energia USB, pano para limpeza e polimento e uma ferramenta para ejetar o cartão SIM.

Sua bateria tem autonomia de dez horas de conversação em uma rede 2G e de cinco horas no sistema 3G. Para a navegação na internet, a autonomia varia entre cinco e seis horas.

O iPhone 3G deve começar a ser vendido no Brasil em agosto ou setembro, em razão do tempo necessário para sua homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). EFE mgl/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.