Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Northern Rock não acionará antigos dirigentes

Londres, 14 out (EFE).- O banco britânico Northern Rock, nacionalizado em fevereiro pelo Reino Unido após sofrer crise de liquidez, não moverá nenhuma ação legal contra seus antigos dirigentes, anunciou hoje a entidade, que também modernizou sua atividade comercial durante o terceiro trimestre.

EFE |

"O Conselho determinou que não há argumentos suficientes para empreender ações legais por negligência contra os antigos diretores; e não tem nenhuma intenção de realizá-las", afirmou o principal órgão de direção do banco.

O Northern Rock, assessorado pelo Freshfields e KPMG Forensic, realizou um estudo do trabalho do antigo conselho de administração em assuntos de financiamento e liquidez do banco.

Além disso, a companhia anunciou que fez uma pesquisa similar sobre o trabalho dos auditores do banco e que, da mesma maneira, determinou que não há necessidade de empreender ação legal alguma contra eles.

O presidente do banco, Ron Sandler, afirmou em comunicado que a entidade se encontra à frente dos prazos estabelecidos pelo plano de viabilidade quanto à devolução do empréstimo do Governo de 26,9 bilhões de libras (cerca de 34,418 bilhões de euros), que tem data limite para 2010.

Em 30 de setembro, o Northern Rock ainda devia ao Governo uma quantidade líquida de 11,5 bilhões de libras (14,718 bilhões de euros), 6 bilhões de libras (7,677 bilhões de euros) a menos que ao término do primeiro semestre.

O banco afirmou que está alcançando este sucesso na devolução do empréstimo através de seu programa de amortização de hipotecas.

No entanto, disse que, embora este programa continue em 2009, será difícil manter os níveis de 2008 devido ao arrefecimento do mercado imobiliário e à redução da disponibilidade de alternativas para o financiamento hipotecário.

Por outro lado, o banco anunciou que no final de agosto completou o plano de redução de empregos e que atualmente conta com uma equipe de 4.500 funcionários, 1.500 a menos que no início do processo.

Além disso, o Northern Rock está desenvolvendo um plano para fortalecer sua equipe de diretores que teve início em 1º de outubro com a incorporação de Gary Hoffman como executivo-chefe.

Em agosto, o banco anunciou que prevê registrar "perdas significativas" em 2008 e se manter em números vermelhos até 2011, enquanto que em 2012 espera obter os primeiros lucros. EFE pdj/ab/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG