Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Nokia tem lucro abaixo do esperado e prevê queda de vendas em 2009

SÃO PAULO - A finlandesa Nokia, maior fabricante mundial de celulares, anunciou hoje uma forte queda em seu lucro trimestral, sob o impacto da crise econômica e dos menores gastos dos consumidores. Ao mesmo tempo em que apresentou os números, bem abaixo das expectativas de mercado, a empresa desenhou um panorama nada favorável para este ano.

Valor Online |

O ganho líquido da companhia caiu 69% no quarto trimestre de 2008, comparativamente ao mesmo período de 2007, para 576 milhões de euros. Os analistas de Wall Street esperavam lucro por volta de 970 milhões de euros. A receita, por sua vez, baixou 19% na mesma relação, para 12,66 bilhões de euros. Em volume, as vendas diminuíram 15%, somando 113,1 milhões de unidades.

A Nokia projeta agora que o volume global de vendas de celulares tenha queda de cerca de 10% sobre 2008, perspectiva pior do que a anterior, que era de retração de pelo menos 5% nas vendas da indústria. A baixa deve ser maior do que a de costume no primeiro trimestre do ano.

A empresa também comunicou que sua participação de mercado caiu de 38% no terceiro trimestre de 2008 para 37% nos três meses finais, marca que deve manter neste trimestre.

" Nas últimas semanas o ambiente macroeconômico, se deteriorou rapidamente, com o maior enfraquecimento da confiança do consumidor, a volatilidade cambial sem precedentes e o aperto no crédito exercendo impacto na indústria de comunicação móvel " , disse o presidente da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo. " Vamos tomar medidas para reduzir custos e preservar a nossa forte estrutura de capital. " Para começar, a empresa propõe diminuir os dividendos relativos a 2008 para 0,40 euro, contra 0,53 euro do ano anterior.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG