Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Nobel Paul Krugman espera que G-20 chegue a acordo sobre retomada da economia

O prêmio Nobel de Economia 2008, Paul Krugman, declarou nesta sexta-feira esperar que a cúpula do G-20 em Washington seja concluída com uma declaração geral que destaque a necessidade de se tomar medidas para relançar a economia mundial, e defendeu a necessidade de um plano de resgate para os países emergentes.

AFP |

Krugman, professor de Economia da Universidade de Princeton, indicou que "não se pode esperar nenhum acordo vinculante (por parte da administração americana)" por causa da transição entre o presidente George W. Bush e seu sucessor recém-eleito, Barack Obama.

"De todo modo", disse, "os Estados Unidos têm um plano de retomada orçamentária, os chineses também lançaram o seu, e o que precisamos agora é um tipo de declaração (que mostre) que os países que ainda não chegaram a esta etapa estão a favor do relançamento a nível mundial".

"Não vamos chegar a um plano no qual todo mundo dedicará 3% de seu PIB para o relançamento", estimou. Mas "talvez cheguemos a um acordo para a estabilização das taxas de câmbio nos mercados emergentes, embora isso por si só não aumentaria muito as expectativas", acrescentou.

"Precisamos realmente de um (plano de) resgate financeiro para os países emergentes, além de tudo o que os países ricos têm feito", insistiu, destacando que a crise já superava amplamente os países desenvolvidos e alcançava os países já afetados pela crise de 1997 na Ásia.

chr/ap/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG