San Francisco, 22 ago (EFE) - Niue, uma pequena ilha do Pacífico Sul, se transformou na primeira nação do mundo a dar a todas as crianças um computador portátil, graças a uma iniciativa da ONG americana One Laptop per Child (OLPC). Fontes oficiais de Niue, um território integrado na Polinésia e associado à Nova Zelândia, anunciaram hoje que todos os estudantes de ensino fundamental e médio do país, 500 no total, receberão um computador XO, fabricado pela OLPC e mais conhecido como o laptop de US$ 100. Jimmie Rodgers, diretor-geral da Secretaria da Comunidade do Pacífico, uma agência para o desenvolvimento da região, disse que estes computadores têm o potencial de revolucionar a educação de uma forma que é difícil de imaginar. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de apenas US$ 8 milhões e uma população de 1.600 pessoas, não é a primeira vez que Niue atrai a atenção por suas iniciativas tecnológicas.

Em 2003, o país se transformou no primeiro do mundo a oferecer acesso sem fio de graça à internet a todos os cidadãos.

Os computadores foram doados pela OLPC, apesar de, normalmente, a organização os vender aos Governos dos países em desenvolvimento para que eles os distribuam entre os estudantes.

A OLPC é uma iniciativa lançada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e dela participaram empresas como Google e News Corporation. EFE pg/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.