Genebra, 7 ago (EFE).- A Nestlé anunciou hoje que seu lucro líquido aumentou 6,1% no primeiro semestre, para 5,214 bilhões de francos (cerca de 3,190 bilhões de euros), frente ao mesmo período do ano passado.

As vendas da companhia avançaram 3,8%, totalizando 53,066 bilhões de francos (32,5 bilhões de euros) e traduzindo alta de 3,8% (1,952 bilhão de francos ou 1,195 bilhão de euros).

Em comunicado, a Nestlé explica que a progressão do volume de negócios se deve principalmente a um crescimento "orgânico" de 8,9%.

No entanto, admite que as variações das taxas de câmbio fizeram as vendas recuar 8,3%, enquanto as aquisições - sobretudo a da produtora de alimentos infantis Gerber junto à multinacional farmacêutica Novartis - as fizeram subir 3,2%.

"Esses números se apóiam na forte dinâmica gerada pelos excelentes resultados do ano passado", afirmou Paul Bulcke, executivo-chefe da Nestlé.

O executivo ressaltou que a ambição da companhia é ser reconhecida como líder mundial nas áreas de nutrição, saúde e bem-estar.

Nessa linha, expressou confiança com relação ao balanço do exercício fiscal de 2008, para o qual o grupo traçou como meta obter "um crescimento orgânico ao menos tão elevado como o de 2007 (7,4%)", avaliou Bulcke.

O executivo-chefe acrescentou que os ramos de alimentos e bebidas serão o principal motor desse crescimento. EFE is/fr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.