muito tensa - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Negociações na OMC: situação é muito tensa

As negociações de Genebra entre as sete grandes potências comerciais sobre a liberalização dos mercados vivem um momento muito tenso, declarou o porta-voz da Organização Mundial do Comércio (OMC), na madrugada desta terça-feira.

AFP |

"A situação é muito tensa, o equilíbrio é muito frágil e o resultado não é, de nenhuma maneira, certo", disse à imprensa o porta-voz Keith Rockwell.

O maior ponto de discórdia é o chamado Mecanismo de Salvaguarda Especial (MSE), que a Índia quer obter para defender seu mercado agrícola.

Os ministros de Brasil, Estados Unidos, União Européia, Índia, Japão, Austrália e China retomaram suas discussões por volta da meia-noite de hoje, após uma pausa de uma hora e meia.

Se os sete não chegarem a um acordo, as negociações da Rodada de Doha correm o risco de naufragar.

O MSE visa a proteger os mercados agrícolas de países em desenvolvimento, e seus principais críticos são os países exportadores agrícolas, tanto do mundo desenvolvido, como Estados Unidos e Austrália, como do mundo em desenvolvimento, como Uruguai e Paraguai, o que torna o impasse paradoxal.

Nas propostas feitas na sexta-feira passada pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, o MSE figura como um gatilho de elevação de tarifas que é disparado quando a importação de um produto registra um aumento de 40% em relação aos três anos precedentes.

Índia e outros países em desenvolvimento querem reduzir esse nível para 10%, mas os EUA e os países agroexportadores consideram que tal patamar seria um freio inaceitável aos fluxos comerciais.

Rockwell disse que, no encontro de hoje, várias propostas foram analisadas, sem que houvesse qualquer consenso.

Se os Sete chegarem a um acordo, este será submetido aos ministros de outros 30 países, que desde a semana passada participam da reunião convocada especialmente para salvar a Rodada de Doha.

js/LR/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG