Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Na Europa, bancos caem e ofuscam ganhos do setor energético

LONDRES As ações negociadas nos mercados europeus fecharam em baixa nesta quinta-feira, após três sessões consecutivas no azul, à medida que ações de bancos abatidas pelo medo crescente de recessão contrabalançaram os ganhos do setor de energia, refletindo preços mais altos do petróleo. O índice FTSEurofirst 300, das principais ações européias, teve queda de 0,75%, a 853,7 pontos. O indicador já perdeu 43 por cento este ano, afetado pela crise de crédito, que está levando algumas das maiores economias do mundo à recessão.

Reuters |

Ações do setor bancário foram as que mais puxaram o índice pra baixo, com Unicredit, Royal Bank of Scotland, Lloyds TSB e Commerzbank todos em baixa.

"Ainda há muita incerteza. É muito cedo pra dizer, mas nós podemos ter encontrado um patamar piso. Se conseguirmos certa estabilidade, seria bom", disse Edmund Shing, estrategista do BNP Paribas em Paris.

"As pessoas estão buscando uma direção. A boa notícia é que o mercado não está seguindo as más notícias econômicas. Em vez disso, estamos vivendo muita volatilidade."

Mas ações do setor de energia avançaram, seguindo uma alta de 8 por cento no preço do petróleo após a Agência Internacional de Energia ter previsto que o crescimento global na demanda por petróleo será retomado em 2009.

As ações de BP, Royal Dutch Shell, BG Group e Tullow Oil estavam entre os papéis do setor que mais se valorizaram.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,49%, a 4.388 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 0,78%, para 4.767 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 caiu 0,43%, para 3.306 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em baixa de 0,38%, a 15.329 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33%, para 9.182 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve recuo de 0,26%, para 6.178 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG