Tamanho do texto

Cuiabá, 24 - O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), inaugurou hoje a central de comercialização da agricultura familiar, em Várzea Grande, município vizinho a Cuiabá. Os governos estadual e federal investiram R$ 3,6 milhões no empreendimento, com objetivo de estimular o consumo e a produção de produtos regionais.

Maggi afirmou que a central de abastecimento em pouco tempo vai se transformar no principal canal de comercialização, reunindo os pequenos produtores da agricultura familiar e os consumidores, por meio dos supermercados e de outras redes de distribuição.

Um levantamento feito em 2006 pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social mostrou que 67% das frutas e 42,7% das verduras consumidas em Mato Grosso eram, na época, provenientes de outros Estados.

Segundo o secretário-adjunto da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Jilson Francisco Silva, a central vai atender todos os municípios do Estado. "Cada município terá um espaço que deverá atender aos 1.200 pequenos produtores já cadastrados. Existem produtores com tecnologia, produção de escala, e a tendência é que eles comecem trazer a sua produção de maneira mais organizada à central de comercialização", declarou.

Silva anunciou que, em breve, serão feitos leilões semanais ou quinzenais de produtos, diretamente dos agricultores para os atacadistas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.