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MP quer obrigar Toyota a fazer recall no Brasil

A Toyota do Brasil poderá ser obrigada a realizar no Brasil o mesmo recall que fez em países como Estados Unidos e Canadá, para corrigir uma falha no sistema de aceleração do modelo Corolla, se o Ministério Público (MP) de Minas Gerais entrar com uma ação judicial contra a montadora após relatos de casos de aceleração súbita de veículos no Estado. Para o promotor Amauri da Matta, é estranho que a Toyota realize recalls nos EUA e Europa motivada por problemas semelhantes aos relatados por clientes de Minas Gerais e, no entanto, negue a necessidade de uma correção de falhas no Brasil.

Agência Estado |

O Ministério Público analisa denúncias de proprietários do veículo. Segundo o promotor, será necessário analisar os dados para decidir se entrará com a ação contra a Toyota.

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Estado também cobra explicações. Anteontem, foi realizada uma audiência pública para ouvir vítimas da suposta falha e representantes da montadora. A Toyota enviou apenas uma correspondência para informar a impossibilidade de ser representada na reunião e pediu que uma nova audiência fosse marcada.

A audiência pública foi requerida pelo deputado estadual Délio Malheiros, que solicitou a abertura de procedimento para apuração do caso no Ministério Público de Minas. Malheiros informou que pretende denunciar o caso ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, em Brasília.

Três consumidores que tiveram problemas com veículos do modelo Corolla 2009 automático prestaram depoimentos na audiência pública. Patrícia Correa Mourthé relatou que seu carro acelerou repentinamente quando entrava na garagem. O freio não respondeu ao comando e ela só parou quando bateu em uma parede. Segundo ela, quando puxou o freio de mão, os airbags foram acionados, mas o motor continuou a fazer barulho, como se estivesse em alta rotação.

No caso da médica Maria do Carmo Barros de Melo, o problema ocorreu quando arrancava num sinal. Sem que ela pressionasse o pedal, o carro saiu em alta velocidade. O veículo não respondeu ao pedal de freio nem ao freio de mão. "Eu estava em uma avenida movimentada e temi envolver outras pessoas em um acidente." Quando ela conseguiu colocar a marcha do carro na posição neutra, o veículo parou. Mas o motor continuou a fazer o barulho de alta rotação.

Maria do Carmo procurou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Toyota, enviou e-mails, mas teve de esperar um mês para obter uma resposta. De acordo com a montadora, a causa foi uma falha na fixação do tapete - faltava uma presilha. Essa também é a explicação que a Toyota apresentou à imprensa. A empresa negou que as ocorrências relatadas no Brasil tenham a mesma causa dos acidentes que levaram ao recall em outros países.

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