Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Morre Alan Walters, assessor econômico de Margaret Thatcher

Londres, 5 jan (EFE).- Alan Walters, o controverso assessor econômico de Margaret Thatcher, morreu no sábado em Londres aos 82 anos, informou hoje um porta-voz da ex-primeira-ministra britânica.

EFE |

Liberal e monetarista, Walters foi professor da Universidade de Birmingham nos anos 1960 e um dos primeiros economistas britânicos a afirmar que a política monetária deveria estar atrelada à economia, e nunca à política.

Convencido da importância do dinheiro na atividade econômica, foi um forte defensor de manter uma política monetária rígida para resistir à inflação nos anos 1980 e um crítico ao Sistema Monetário Europeu (SME).

"Foi o melhor dos amigos", afirmou hoje em comunicado Thatcher, a qual qualificou Walters como "o melhor assessor econômico que um primeiro-ministro jamais teve, um homem radical, sem medo, coerente e criativo, um grande servidor público".

Walters foi nomeado assessor de Thatcher em 1981 e permaneceu no cargo durante três anos, após os quais trabalhou para o Banco Mundial (BM) e prestou assessoria a vários Governos.

Em 1989, voltou a trabalhar com a primeira-ministra, em uma fase na qual entrou se chocou constantemente com o então ministro de Economia, Nigel Lawson. EFE fpb/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG