Preocupado com o aumento dos preços do minério de ferro, o setor automobilístico europeu pediu que a Comissão Europeia "combata acontecimentos que distorcem" o setor de matérias-primas. "A Acea pede que a Comissão Europeia urgentemente use todos os canais apropriados para combater acontecimentos que distorcem" o mercado, disse em comunicado a Associação dos Fabricantes de Automóveis da Europa.

Preocupado com o aumento dos preços do minério de ferro, o setor automobilístico europeu pediu que a Comissão Europeia "combata acontecimentos que distorcem" o setor de matérias-primas. "A Acea pede que a Comissão Europeia urgentemente use todos os canais apropriados para combater acontecimentos que distorcem" o mercado, disse em comunicado a Associação dos Fabricantes de Automóveis da Europa. <p><p>O minério de ferro é um componente fundamental para a produção de aço. Segundo o grupo, cerca de 1 tonelada de aço é usada para produzir um carro. Aproximadamente 1,6 tonelada de minério de ferro e 0,6 tonelada de carvão de coque são usados para cada tonelada de aço produzido. Algumas siderúrgicas preveem que o aumento no minério de ferro pode levar a uma elevação de US$ 160 por tonelada em alguns produtos de aço.<p><p>Por isso, o risco de políticas de preços excessivos e imprevisíveis prejudicará a competitividade da indústria da Europa, em um momento em que a demanda dos consumidores ainda está baixa. "O setor automobilístico precisa de acesso amplo a matérias-primas em condições de competitividade, especialmente em tempos de circunstâncias econômicas frágeis", disse a Acea, classificando as três maiores produtoras de minério de ferro como um oligopólio.<p><p>A brasileira Vale e as anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto controlam quase 75% da produção de minério de ferro do mundo. Esta semana, a BHP informou que chegou a um acordo sobre preços de contrato de curto prazo de minério com um número significativo de clientes da Ásia que, anteriormente, negociavam os preços em uma base anual.<p><p>A Acea também observou que se preocupa com a intenção da Rio Tinto e da BHP de criarem uma joint venture (associação) e fundirem suas operações de minério de ferro na Austrália. Em janeiro, a Comissão Europeia lançou uma investigação antitruste para descobrir se a joint venture proposta terá efeito negativo sobre os preços no mercado mundial de minério transportado pelo mar.<p><p>Entre os membros da Acea estão BMW, Daimler, Fiat, as operações europeias da Ford Motor, da General Motors e da Toyota Motor, Volkswagen e Volvo, que foi adquirida pela Geely Automobile Holdings. As informações são da Dow Jones.
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