Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Moedas de um centavo lembrarão bicentenário de Lincoln nos EUA

Washington, 22 set (EFE) - A Casa da Moeda dos Estados Unidos apresentou hoje quatro novos modelos da moeda de um centavo de dólar, popularmente conhecida como penny, que serão cunhadas para homenagear Abraham Lincoln em seu bicentenário, comemorado no ano que vem.

EFE |

As moedas foram apresentadas em Washington em frente ao monumento dedicado ao 16º presidente dos Estados Unidos, no National Mall.

Abraham Lincoln, que exerceu seu mandato entre 1861-1865, quando foi assassinado, já é o protagonista da moeda de um centavo, mas, por ocasião do 200º aniversário de seu nascimento, em 2009 entrarão em circulação quatro novas versões.

A moeda seguirá tendo a mesma aparência, com o rosto de Lincoln de um lado, e no outro serão representadas as quatro fases mais importantes de sua vida.

A cabana na qual nasceu no estado de Kentucky, seu trabalho como salva-vidas quando era jovem, uma representação do Capitólio de Illinois e a última é uma imagem do Capitólio de Washington durante sua construção, como símbolo de seu esforço para preservar a união americana.

A primeira destas moedas, que seguirão sendo de liga de metais de cobre, sairá em 12 de fevereiro do ano que vem, coincidindo com a data de nascimento do ex-presidente, e o resto será colocada em circulação com um intervalo de três meses.

"Estas moedas são um tributo a um de nossos melhores presidentes", disse o diretor da Casa da Moeda, Edmund Moy, em alusão ao governante em cujo mandato foi abolida a escravidão nos Estados Unidos.

"Ele acreditou em que todos os homens foram criados iguais e sua vida foi um modelo de honestidade, integridade, fidelidade e uma vida de educação", acrescentou.

O bicentenário de Lincoln coincide com o centenário da moeda original que foi cunhada em sua homenagem em 1909 e que será modificada pela primeira vez em 50 anos.

A Casa da Moeda também emitirá um dólar de prata comemorativo.

EFE elv/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG