Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ministros argentinos viajam amanhã para tratar de comércio com o Brasil

Buenos Aires, 16 fev (EFE).- Os ministros argentinos Jorge Taiana (Relações Exteriores), Débora Giorgi (Produção) e Carlos Fernández (Economia) viajarão amanhã ao Brasil, onde analisarão com o Governo o impacto da crise global sobre o comércio bilateral.

EFE |

Fontes oficiais informaram que os três ministros partirão na manhã de terça-feira com destino a Brasília. Na capital, à tarde, o trio participará de reuniões com funcionários do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O eixo central das conversas será o comércio bilateral, fortemente afetado nos últimos meses pela crise econômica mundial, que, no comércio com o Brasil, fez as exportações e importações argentinas despencarem 46,1% e 50,8%, respectivamente.

Há três semanas, o Governo brasileiro anunciou que exigiria uma licença prévia para a importação de 60% dos produtos adquiridos no exterior. Porém recuou pressionado pelas críticas de países vizinhos e empresários nacionais.

Depois, para evitar importações a preços desleais, a Argentina, numa medida duramente criticada por industriais brasileiros, estabeleceu novos valores de referência para 800 produtos que entram no país, muitos deles têxteis e de setores considerados "sensíveis".

No ano passado, nas trocas com o Brasil, a Argentina acumulou um déficit comercial de US$ 4,344 bilhões, 8,4% maior que o registrado em 2007. EFE nk/sc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG