muito bem - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ministro diz que nacionalização do Banco de Venezuela caminha muito bem

Caracas, 28 ago (EFE).- As negociações entre o Governo venezuelano e o grupo espanhol Santander para a nacionalização do Banco de Venezuela caminham muito bem, marcadas pela intenção compartilhada de chegar a um acordo com rapidez, afirmou hoje o ministro da Finanças da Venezuela, Alí Rodríguez.

EFE |

"Até agora há um clima muito positivo nas mesas de negociações para a nacionalização da instituição financeira por parte do Governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez", acrescentou Rodríguez em entrevista coletiva.

O ministro não quis dar mais detalhes sobre o assunto "por razões óbvias", mas ressaltou que tanto o Estado venezuelano quanto o Santander estão interessados "em dar rapidez às negociações".

Chávez anunciou no dia 31 de julho a nacionalização do Banco de Venezuela, o terceiro maior do país e também o mais antigo.

No dia 5 de agosto, o presidente venezuelano anunciou um "acordo em breve" com o grupo espanhol para a aquisição do banco.

O setor financeiro, ao lado da indústria do cimento, siderúrgica, telecomunicações, eletricidade, hidrocarbonetos, empresas de leite e fábricas de celulose, engrossa a lista de "setores estratégicos" no plano de nacionalizações oficial.

O grupo Santander tomou o controle do Banco de Venezuela em dezembro de 1996, quando adquiriu 80% das ações por US$ 301,1 milhões em um leilão.

Posteriormente, adquiriu 13% das ações, enquanto o restante foi distribuído entre pessoas físicas.

No dia 30 de junho, a filial do grupo espanhol contava com 285 agências e 3 milhões de clientes e, segundo dados do sindicato do Santander na Espanha, 4.565 funcionários trabalham nela.

O Banco de Venezuela registrou lucro líquido atribuído de US$ 171 milhões até junho, 29% a mais do que no mesmo período de 2007, segundo dados da instituição. EFE gf/wr/gs

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG