Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ministério vai monitorar agrotóxicos em mais 15 alimentos

São Paulo, 6 - O Ministério da Agricultura vai fiscalizar, a partir deste ano, mais 15 vegetais para manter o controle de agrotóxicos e de outros agentes que possam contaminar os alimentos. Estão incluídos melão, morango, uva, abacaxi, alface, banana, limão, manga, tomate e batata.

Agência Estado |

Segundo informou a Agência Brasil, a maçã e o mamão já faziam parte da lista dos produtos monitorados pela pasta.

A inclusão dos novos alimentos foi determinada por instrução normativa que cria o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC). As primeiras análises serão feitas ainda neste mês. No entanto, os resultados serão divulgados só ao final de cada ano.

Se o ministério encontrar vestígios de agrotóxicos proibidos ou detectar o uso excessivo de substâncias contaminadoras, a propriedade onde o alimento foi colhido receberá a visita de um fiscal. Segundo a Agência Brasil, o funcionário do governo irá trabalhar junto com o produtor para que a irregularidade seja contornada.

O ministério irá fiscalizar a pimenta-do-reino para tentar detectar a presença da bactéria salmonella, que causa vômitos, enjoos e pode levar à morte. Já arroz, amendoim, milho e castanha do Brasil terão o nível de aflatoxinas monitoradas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG