Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ministério define normas para cultivo e transporte do amendoim

Brasília, 04 - Para garantir a qualidade do amendoim comercializado no mercado interno e assegurar a continuidade das exportações, o Ministério da Agricultura definiu regras fitossanitárias que abrangem o plantio, a colheita e o transporte do produto. As regras constam na Instrução Normativa (IN) 9, publicada no dia 29 de janeiro no Diário Oficial da União.

Agência Estado |

De acordo com a IN, as empresas exportadoras que descumprirem as regras por cinco vezes seguidas perderão a autorização para venda no mercado externo. Uma das preocupações do governo é com a contaminação do amendoim por aflatoxina, um contaminante causado por fungos ou mofos que se desenvolvem naturalmente durante o ciclo produtivo e em condições inadequadas de armazenamento e transporte.

A assessoria de imprensa do ministério informou que o Brasil exportou mais de 110 mil toneladas de amendoim e seus subprodutos em 2008, vendas que renderam US$ 147 milhões. O principal mercado de destino é a União Europeia que, sozinha, importou no ano passado 85 mil toneladas no valor de US$ 112 milhões.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG