Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mineradoras e bancos sustentam forte alta em mercados europeus

SÃO PAULO - Os principais mercados acionários europeus acompanharam a tendência positiva nas bolsas da Ásia e de Nova York e terminaram o primeiro pregão de 2009 com alta expressiva. A valorização recente das cotações de commodities como metais e petróleo impulsionou as ações de empresas desses setores, que foram o destaque do dia.

Valor Online |

O setor bancário, um dos que mais perderam em 2008, também começou bem o ano.

Em Londres, o índice FTSE das 100 principais ações ganhou 2,9%, aos 4.561,8 pontos. O CAC-40, da bolsa de Paris, avançou 4,1%, para 3,349.7 pontos. Puxada pela valorização do cobre, a mineradora Rio Tinto saltou 14% no pregão desta sexta-feira em Londres, acompanhada pela BHP Billiton, que subiu 8,6%. Apoiadas na alta recente do petróleo, Royal Dutch Shell e BP ganharam 4,9% e 5,1%, respectivamente. A francesa Total teve elevação de 5,4%.

O setor financeiro teve um bom dia, com altas de 8,1% para o francês BNP Paribas e de 6,3% para o Royal Bank of Scotland.

Um dos destaques do pregão parisiense foi o grupo Vivendi, que atua em entretenimento e serviços públicos. As ações avançaram 2,7% depois de relatório do Citigroup ter melhorado a recomendação para a indústria de mídia.

Em Frankfurt, o DAX-30 subiu 3,4%, aos 4.973,1 pontos. A Siemens avançou 3,6%, com a declaração de seu presidente, Peter Loescher, de que a companhia poderia adquirir outras empresas se for vantajoso.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG