Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Minc e Abiec anunciam pacto para evitar desmatamento

Brasília, 11 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje que sua pasta assinará um pacto com a Associação brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), que funcionará como uma moratória à carne bovina produzida em áreas de desmatamento. Um acordo similar já vale para a soja.

Agência Estado |

O ministro disse que o acordo será anunciado no começo de março e que também combaterá o abate ilegal de animais. Segundo ele, hoje são abatidas 40 milhões de cabeças por ano, sendo 15 milhões ilegalmente.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, criticou a postura de pecuaristas que estão na região da Amazônia e disse que seu ministério irá divulgar em breve um projeto com medidas para reduzir a zero o desmatamento na região. Stephanes disse que é "inviável" o desmatamento de 5 mil hectares de terra na Amazônia para acomodação de 5 mil animais e a consequente geração de dois ou três empregos.

Os dois ministros participaram hoje de um debate sobre a produção sustentável na Amazônia. Stephanes disse que a meta do governo é recuperar 10 milhões de hectares de áreas degradadas num prazo de cinco anos. Para isso, segundo ele, será feita a capacitação de técnicos e a oferta de crédito com juros mais menores.

O ministro Minc contou ainda que se reunirá amanhã em Brasília com os prefeitos que mais desmataram na região amazônica. Na ocasião, ele deve anunciar a decisão do governo de criar mais seis barreiras de fiscalização nas estradas da região e o aumento do número de delegacias e fiscais na região. Essas medidas foram acertadas, segundo ele, na última segunda-feira em reunião com o presidente Luiz Inácio da Silva.

Além disso, no encontro de amanhã, o governo irá anunciar a criação do "Copom do desmatamento" que vai se reunir mensalmente para avaliar o nível de desmatamento e propor medidas pontuais para conter a devastação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG