Rio, 01 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou que a partir de setembro os bancos privados vão assinar um compromisso semelhante ao Protocolo Verde, firmado pelos cinco bancos federais, para só financiar investimentos sustentáveis do ponto de vista ambiental. De acordo com Minc, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fabio Barbosa, fez uma carta ao Ministério informando sobre o compromisso.

Minc lembrou também da decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de não dar crédito para quem desmata. De acordo com o ministro, o crédito é um instrumento muito eficiente na luta pela preservação do meio ambiente.

O ministro informou ainda que há um projeto para que os automóveis saiam de fábrica com informação sobre quanto consomem de combustíveis e quanto poluem. Ele participou da cerimônia de lançamento do Fundo Amazônia, do Protocolo Verde e do Fundo da Mudança do Clima, realizado hoje no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.